A criação e importância da CEE-242 para o mercado de pellets
O crescimento do mercado dos pellets mostra que os consumidores brasileiros estão começando a descobrir as vantagens de usar os pellets de madeira no aquecimento.
E, por conta de todo esse crescimento, no dia 14/11 (Quinta-feira) terá uma reunião inaugural da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para criar uma norma brasileira para qualidade e padrão dos pellets.
A Comissão de Estudos de Pellets (denominada CEE-242) só aconteceu pela apresentação da Abimci (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada), que é gestora do Comitê Brasileiro de Madeira (CB-31) da ABNT.
Mas você já sabe por que a CEE-242 é importante para a indústria de pallets e para os consumidores? Confira aqui!
Qual é o objetivo da CEE-242?
A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização e criou o ABNT/CEE-242 para, por meio de discussões e consenso, estabelecer diretrizes, características ou regras para os pellets.
Com a CEE-242, a indústria de pellets terá uma norma técnica própria para esses produtos, sejam eles feitos com resíduos de madeiras ou de outras matérias-primas.
A CEE-242 é necessária agora, já que o mercado está usando cada vez mais os pellets como um meio de energia e aquecimento sustentável.
Como o mercado de pellets está em expansão aqui no Brasil, com criação de novas instalações e investimentos fabris, é necessário criar padrões de qualidade técnica, atendendo às várias demandas.
Importância da CEE-242 para a indústria e consumidores
No vídeo acima, explicamos melhor sobre a nossa participação na reunião da ABNT/CEE-242 e da importância dessa norma, mas vamos dar uma breve explicação aqui pra você.
Agora que os consumidores estão testando e usando os pellets em várias aplicações, estão percebendo que determinados pellets têm características diferentes dos outros.
Alguns, por exemplo, fazem mais cinza, queimam mais rápido, têm poder calorífico maior, entre outros pontos que diferenciam muito a qualidade de um pellet pro outro.
Mas, por enquanto, o motivo para que os pellets tenham essas características diferentes não é conhecida pelo público. O pior é que muitas delas não podem ser vistas apenas olhando.
Damos um exemplo sobre isso no vídeo que anexamos aqui e fica mais fácil de entender por que essas características precisam ser conhecidas pelo consumidor.
Mas a ideia dessa norma é exatamente fazer com que o consumidor compre o material adequado para cada utilização e que tenha um padrão de qualidade no mercado.
Reunião da ABNT/CEE-242 e HAAS Pellets
As Comissões de Estudo da CEE-242 são compostas por membros de várias classes, como: produtores, institutos de pesquisa, consumidores, universidades etc.
Nós conjuntamente fundamos o Comitê de Pellet e Biomassa dentro da Abimci, que é como fundar uma associação nacional do pellet, praticamente.
A primeira ação é criar uma norma nacional para padrão de pellet, que vai ocorrer dia 14/11, em Curitiba, na reunião da ABNT/CEE-242.
A 1ª Reunião de Trabalho de 2019 da ABNT/CEE-242, será realizada conforme a programação abaixo:
- Apresentação do processo de normalização da ABNT;
- Indicações do coordenador e secretário;
- Planejamento dos trabalhos da Comissão;
- Calendário de reuniões;
- Discussão do Projeto de elaboração de norma Pellets – Classificação e requisitos.
E aí, o que achou da criação da CEE-242? Deixe um comentário lá no nosso Facebook.
Até a próxima!
Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br