6 vantagens de usar o palete padrão PBR na sua logística
O palete padrão PBR tem diversas vantagens para as empresas se destacarem da concorrência. Em um cenário de alta competitividade no mercado, é fundamental adotar soluções e práticas que permitam reduzir custos e aumentar a produtividade.
No Brasil, um dos pontos mais sensíveis para negócios de diferentes áreas é a logística. Os gargalos logísticos enfrentados no país, que conta com uma estrutura defasada e ineficiente, por vezes são causa de prejuízos.
Diante disso, é fundamental procurar ferramentas e práticas que contribuam para minimizar o problema e sofrer menos com os cenários externos, como a adoção de boas práticas de estocagem e o uso de palete padrão PBR para o transporte de produtos.
Já te contamos sobre esse material aqui no nosso blog, lançado no início da década de 1990 com o objetivo de trazer ganhos à cadeia logística nacional. Se você ainda tem dúvidas sobre esse tipo de palete, confira o artigo aqui!
E para você saber mais sobre como o palete padrão PBR é um aliado de sua empresa, separamos 6 vantagens sobre o uso da solução em sua logística. Confira!
Palete padrão PBR: 6 vantagens para o seu negócio
1 – Aplicação Universal
O palete padrão PBR foi desenvolvido de forma a atender a todos os sistemas, métodos de estocagem e de movimentação. Na prática, isso significa que a solução se adapta a qualquer que seja o sistema logístico e necessidades de sua empresa.
Você não precisa sair por aí procurando o palete ideal para o seu negócio. O PBR já é capaz de te atender.
2 – Padronização
O PBR atende a rígidos padrões no desenvolvimento, sendo produzidos apenas por empresas cadastradas e que passam por um intenso processo de fiscalização para garantir o cumprimento das normas.
Com a padronização, as empresas têm garantia de intercambialidade, evitando assim que diferença entre os paletes utilizados afetem sua logística.
3 – Durabilidade
O palete padrão PBR foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados com o objetivo de trazer ganhos ao setor, que até aquele momento realizava a logística de produtos com baixíssima maquinização.
Dessa forma, desde o início teve-se por objetivo constituir um produto de altíssima qualidade e com grande durabilidade. O uso correto dos PBRs garantem a eles uma vida útil de cerca de 3 anos de uso contínuo.
4 – Capacidade de carga
Uma solução voltada à movimentação de produtos precisa ter uma boa capacidade de carga para que traga ganhos reais em produtividade. Caso contrário, seria necessário um grande número de paletes e de “viagens” de transporte.
Os paletes PBR contam com capacidade de carga de 1.200 kg, permitindo que você movimente um volume considerável de produtos de uma só vez, economizando tempo.
5 – Leveza
Apesar da sua grande resistência e excelente capacidade de carga, utilizar o palete padrão brasileiro em seus processos logísticos, significa contar com um material que se destaca pela leveza.
Dessa forma, é possível aproveitar a força de suas paleteiras ou empilhadeiras para o que realmente importa: movimentar seus produtos.
6 – Sustentabilidade
Em um mundo que atravessa mudanças climáticas, contar com práticas que estejam de acordo com os princípios de sustentabilidade é obrigação de qualquer negócio, seja por uma questão ética ou de mercado.
Uma pesquisa, realizada pela Union+Webester e divulgada em 2019, aponta que 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de marcas sustentáveis. E mais: 70% dos entrevistados revelaram que não se importam em pagar um pouco a mais por isso.
O palete padrão PBR versão 2019 é produzido com 30% menos madeira que a versão original, de 1990 . Isso significa uma menor pegada ecológica para sua empresa.
Bônus: Ganhos logísticos com o palete padrão PBR
Além dessas vantagens específicas no uso dos paletes padrão brasileiro, não podemos deixar de destacar os ganhos que os paletes tradicionalmente oferecem aos processos logísticos, como:
– Menor uso de mão de obra;
– Menores perdas e desperdícios de produtos;
– Racionalização do espaço de armazenagem;
– Rapidez na estocagem e movimentação de cargas;
– Redução de acidentes de trabalho;
– Melhora no controle de inventário;
– Redução nos custos de estocagem.
Quer saber mais sobre como o palete padrão PBR pode ajudar seu negócio a ser mais competitivo e ir mais longe? Continue acompanhando nosso blog e confira todas as nossas novidades curtindo nossas páginas nas redes sociais.
Até a próxima!
Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br
7 riscos de não ter um palete padrão PBR [+ case sério para evitar] - Haas Madeiras
outubro 5, 2020[…] Veja: 6 vantagens de usar o palete padrão PBR na sua logística […]
Palete Padrão PBR funciona para todos? Ajuda a diminuir custos? - Haas Madeiras
dezembro 4, 2020[…] +Veja: 6 vantagens de usar o palete padrão PBR na sua logística […]