Blog Fomento Florestal Haas
eucalipto e o solo

Confira 7 características do Eucalipto e os benefícios para o solo

Você sabia que ao cultivar eucalipto você opta por uma escolha sustentável. Sim! O Eucalipto quando visto como uma fonte de renda traz benefícios para as famílias, gerando renda e empregos, além disso, propõe uma diversificação na propriedade rural e contribui com o meio ambiente.  

eucalipto

O Eucalipto é uma opção limpa e ecológica que não agride o meio ambiente. Para conhecer melhor listamos sete características da cultura.  

  1. Absorve CO² da atmosfera, diminuindo a poluição e o calor combatendo o efeito estufa; 
  2. Reduz a pressão sobre a mata nativa; 
  3. Mantém a cobertura do solo através da deposição dos resíduos florestais; 
  4. Fornece matéria-prima para inúmeros produtos; 
  5. Regula o fluxo e a qualidade dos recursos hídricos;  
  6. Atua na recuperação de solos;  
  7. Retém água no solo. 

Porém, quando se fala em Eucalipto, inúmeros mitos e verdades sobre a árvore começaram a aparecer com o passar dos anos, muitos atrelados à baixa produtividade e resultados que não eram esperados no início.  

 

Eucalipto seca o solo?  

Mito! 

Você já deve ter ouvido falar que Eucalipto seca o solo. Estudos e especialistas garantem que não, que esse é um dos grandes mitos da cultura. Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFSM, professor Jorge Antonio Farias, não há base científica que comprove que o Eucalipto seria capaz de secar o solo. “Isso não tem a mínima fundamentação científica. São lendas e estratégias criadas no passado para inviabilizar a cultura do Eucalipto no Brasil.”  

Farias acrescenta “Basta você percorrer localidades da região serrana de Venâncio Aires, ou de qualquer outra cidade que você irá perceber inúmeras propriedades com açudes, córregos e florestas de eucalipto.”

eucalipto floresta

 

Com planejamento o eucalipto é um aliado para o solo 

Comparando com outras culturas anuais, o Eucalipto tem ciclos longos, entre 8 e 10 anos e, durante esse tempo, ele atua beneficiando o solo, protegendo e contribuindo com a melhoria da drenagem e capacidade de armazenamento de água.  

Conforme a Agência Embrapa, considerando nos plantios de eucalipto uma árvore no período de maior acúmulo de biomassa por unidade de tempo, próximo aos três anos de idade, e as suas raízes sem contato direto com lençóis freáticos superficiais, seu consumo anual de água é limitado pela precipitação anual em questão, ou seja, se chove 1.500 milímetros, a árvore consome no máximo esse volume de água proveniente da precipitação.   

Ainda conforme a instituição, o consumo de água em plantios de eucalipto não é muito diferente do consumo de outras espécies que tenham a mesma taxa de crescimento. Isso quer dizer que quanto maior a biomassa, maior é este consumo, isso tudo para suprir o crescimento da espécie. 

Especialistas garantem que com planejamento, é possível que a planta seja uma aliada para a captação de água, promovendo infiltração muito mais eficiente, inclusive, do que florestas nativas. 

eucalipto

 

Mitos e verdades

Saiba mais sobre os mitos e as verdades sobre o eucalipto na reportagem produzida por Thalita da Luz Vieira e Paulo Cardoso, que foi ao ar no programa Floresta S.A.:

São inúmeros mitos sobre a cultura do Eucalipto, é importante sempre verificar onde essa cultura será plantada. Plantios de eucalipto visando à produção de madeira devem ser planejados com respeito à aptidão agrícola das propriedades rurais, bem como respeitando-se as Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) necessárias para manutenção da sustentabilidade e da qualidade ambiental dos agroecossistemas. 

Os plantios florestais de espécies exóticas, com a finalidade de produção e corte, localizados fora das APPs e RL, são isentos de apresentação de projetos, vistoria técnica e licenciamento ambiental para sua implantação.  

Existem bons exemplos de uso do plantio de eucalipto na recuperação de áreas degradadas e de contenção de processos erosivos. Procure um profissional para indicar as recomendações técnicas para o plantio e o manejo da cultura. 

 

Postado por Haas Madeiras   

Escrito por Rosana Wessling

Author

Haas Madeiras

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blog

Valores

2019 collection

Pessoas: trabalho em equipe, talentos individuais e desenvolvimento interno.

Processos: ênfase em eficácia, otimizados, flexíveis e em constante evolução.

Conduta: ética, transparência e foco, com ênfase em alianças.