Blog Fomento Florestal Haas
formigas cortadeiras

Entenda a importância de controlar as formigas cortadeiras em uma plantação de eucalipto

Ao iniciar o plantio de eucalipto um dos primeiros problemas a aparecer em uma plantação são as formigas cortadeiras. Capazes de desfolhar um eucalipto adulto em uma noite, esses insetos atacam as plantas recém-plantadas e podem causar um grande estrago nas mudas de eucalipto.  

Por isso, é preciso atenção, pois, nem sempre a infestação ocorre no início e ao perceber a movimentação o produtor pode constatar casos difíceis de serem revertidos ou até perder mudas. 

Os formigueiros ou ninhos de formiga são encontrados em sua grande maioria próximos a arbustos e ‘capoeiras’. Esses fatores favorecem o ataque às mudas assim que o plantio é realizado, o que causa um grande prejuízo, afinal as mudas ainda estão frágeis.   

formigas cortadeiras

Tipos de formigas cortadeiras no eucalipto

As formigas cortadeiras dos gêneros Atta (saúvas) e Acromyrmex (quenquéns) fazem o uso de substratos vegetais frescos para o cultivo do fungo do qual se alimentam. Na área florestal, as formigas cortadeiras são apontadas como as pragas, em razão dos prejuízos que causam e de sua ampla região de ocorrência. 

O combate das formigas cortadeiras é feito através de iscas formicidas granulados. Segundo divulgado pela Embrapa  Florestas, os inseticidas mais utilizados são o fipronil e a sulfluramida. 

Parceiros do Fomento Florestal Haas recebem orientação técnica sobre o uso das iscas e a quantidade mínima necessária para realizar o combate, levando em conta fatores como: as espécies plantadas e as espécies de formigas cortadeiras que se encontram na área plantada; a época que foi realizado o plantio e o manejo adotado na área. 

Devido às particularidades de cada área, o controle de formigas cortadeiras não pode ser realizado de forma padronizada, dessa forma, o controle em florestas de eucalipto levam em consideração diversos fatores.  

 

Cuidados antes do plantio 

Conforme o técnico do Fomento Florestal da Haas, Gabriel Seibt, é primordial que o produtor faça um levantamento do terreno antes do plantio. “Dessa forma, será possível detectar a presença da formiga na área. Em locais em que a floresta foi recém cortada, ao iniciar o plantio de novas mudas, as formigas costumam aparecer mais rápido ainda”, atenta.  

Dessa forma, o recomendado é que o proprietário de área rural faça o combate de 30 a 90 dias antes do plantio e uma checagem final cerca de 15 dias antes do plantio. “Após o plantio, no início a checagem é uma rotina”, frisa Seibt.  

Durante o primeiro e segundo ano, o recomendado é de que o controle e manutenção sejam feitos semestralmente. Ao cuidar das formigas cortadeiras, você acaba maximizando seu investimento, gerando maior lucratividade na sua floresta de eucalipto.  

Confira algumas dicas para a aplicação das iscas:  

  1. A isca deve ser colocada ao lado da trilha por onde as formigas transitam, sem interromper o fluxo delas;  
  2. Por ser uma isca atrativa, ela não pode ser colocada em cima do ninho ou em cima da linha;  
  3. Não aplicar iscas a granel em dias chuvosos, pois elas não toleram umidade, anulando o combate; 
  4. Observar o clima, as formigas não costumam se movimentar em temperaturas inferiores a 10ºC;  
  5. Utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) no momento da aplicação.

A maneira mais recomendada é a distribuição de formicida de forma sistemática, ou seja, 4 kg de produto por hectare no primeiro controle e após 15 dias mais 2 kg/ha.

Exemplo: Distribuição com espaçamento de 6 x 4 = 24 m² uma dosagem.  

Um vídeo elaborado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob coordenação do professor e Doutor Jorge Antonio de Farias,  para o projeto Ações pela Sustentabilidade Florestal na Cultura do Tabaco, disponível no canal do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) mostram técnicas de combate às principais espécies de formigas no Sul do Brasil, que são as Saúvas e as QuenQuéns. 

 

Leia mais: Confira o Comunicado Técnico elaborado pela Embrapa sobre Recomendações para o controle de formigas cortadeiras.  

Postado por Haas Madeiras  

Escrito por Rosana Wessling

Author

Haas Madeiras

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blog

Valores

2019 collection

Pessoas: trabalho em equipe, talentos individuais e desenvolvimento interno.

Processos: ênfase em eficácia, otimizados, flexíveis e em constante evolução.

Conduta: ética, transparência e foco, com ênfase em alianças.