A história da Madeireira Haas teve início em 1958. Na época, Alvin Haas abriu um comércio de madeira na localidade de Linha Brail, no interior de Venâncio Aires/RS. O filho José Carlos Haas ajudava nas atividades, que consistiam em compra e venda de madeira originária do Rio Grande do Sul, especialmente o pinheiro.
Com o passar do tempo e por questões de mercado a madeira gaúcha começou a ficar mais escassa e, consequentemente, cara. Assim, foi agregada a madeira de lei da Amazônia, comercializada com preço competitivo.
Em 1 de Janeiro de 1973, formalmente, pai e filho fundaram em conjunto a A. Haas & Filho Ltda. Em 31 de dezembro do mesmo ano, o nome da empresa foi alterado para Madeireira Haas Ltda., que se mantém até hoje.
Em 1977, com o objetivo de ampliar conhecimento de mercado, José Haas foi para o Mato Grosso conhecer algumas empresas. A partir de oportunidades, em 1979, a Haas instalou uma unidade de serraria de madeira de lei em Sinop/MT. No entanto, o comércio continuou sendo feito em Linha Brasil. Durante o período, o foco da empresa era madeira beneficiada para construção civil.
No ano de 1982, surgiu o Polo Petroquímico de Triunfo/RS. O empreendimento resultou em uma nova possibilidade de mercado para a Haas, que começou a trabalhar com paletes, produto que passou a ser o principal da empresa no ano 2000.
No início da década de 90, houve uma forte exigência de que a madeira de lei fosse substituída por reflorestada. Foi então que a Haas começou a trabalhar com o eucalipto, tipo de madeira que continua sendo utilizado atualmente.