⚫ Projeto Reflorestar
Em 2006, a Haas desenvolveu um projeto piloto de incentivo às famílias rurais que trabalham em pequenas propriedades. O objetivo era incentivar a diversificação de culturas com a inserção do eucalipto. A mudança colaborou para maior renda das propriedades, melhor dimensionamento da terra e proteção para o solo com a intercalação de culturas. Além disso, resultou em segurança e autonomia para as famílias produtoras.
O projeto também teve engajamento social, no que se refere ao êxodo rural. A implantação de culturas rentáveis e não poluentes como a do eucalipto ajuda a minimizar a realidade presente em pequenas propriedades familiares.
No total, foram 48 famílias beneficiadas diretamente pela iniciativa, que tiveram a oportunidade de expandir, diversificar e assegurar renda. O projeto também fez com que os participantes servissem como exempmlo para outras famílias produtoras. Assim, incentivaram a cultura do eucalipto na região como um modelo de cultura que deu certo.
⚫ Patrocínio cultural
Atravéz do programa Pró-cultura/RS, a Haas patrocina o grupo de danças folclóricas alemãs Die Schwalben.
Fundado em 1984, o grupo tem o objetivo de resgatar, valorizar e transmitir a cultura alemã, colonização predominante em Venâncio Aires.
O Die Schwalben participa voluntariamente de diversos eventos folclóricos e comunitários em diferentes cidades e estados.
- Saiba mais sobre o grupo em www.dieschwalben.ilax.com.br
⚫ Apoio à comunidade local
Envolvida com a comunidade onde está inserida, a Haas busca sempre estimular o desenvolvimento de Linha Brasil.
A empresa incentiva o esporte através de patrocínio ao time de futebol local, o Matriz de Linha Brasil, que participa de campeonatos no interior do município.
Além disso, a Haas procura participar ativamente de mobilizações sociais. Um exemplo é o engajamento para viabilizar a implantação de um posto de saúde em Linha Brail, que vai representar melhor qualidade de vida e mais segurança para os moradores, muitos deles funcionários da própria empresa.