Diferentes padrões de paletes de madeira
A madeira foi um dos primeiros materiais manipulados e transformados pelo homem e é utilizada até os dias atuais.
Ao longo da história diferentes técnicas e ferramentas foram desenvolvidas de forma a aumentar essa capacidade de transformação.
Quando falamos em paletes de madeira, é possível adaptar os formatos produzidos a partir dessa matéria-prima para atender diferentes necessidades com facilidade.
A capacidade de customização, aliás, é um dos motivos que torna a opção tão atraente.
Apesar disso, não se pode deixar de registrar o esforço que vem sendo promovido na busca pela padronização.
A padronização é desenvolvida para operações dentro de uma cadeira específica, trazendo benefícios para todos, dos produtos aos consumidores, que contam produtos mais previsíveis e seguros.
Para atender essas classificações, os produtos precisam seguir as rigorosas normas técnicas, no caso do Brasil, relatadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Há ainda muito uso da norma ISO e DIN.
Formatos de paletes de madeira
· Paletes PBR I e PBR II
O PBR veio para ser o palete intercambiável na cadeira de supermercados. A ideia é que seja como um vasilhame, que qualquer indústria e supermercado pode trocar entre si.
Essa padronização existe desde 1990, gerida pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com a formação do Comitê Permanente de Paletização (CPP). A assessoria técnica é feita pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
O palete PBR I tem uso amplo e genérico, houve revisões de modelo ao longo do tempo, sendo a última em dezembro de 2017, denominada PBR NG. Já o PBR II tem uso exclusivo para bebidas e sua última versão é de 1999.
A construção deve ser feita em madeira reflorestada, podendo ser em eucalipto ou eucalipto e pinus.
Medidas PBR I NG:
Dimensões são de: 1000mm x 1200mm x 129mm
Capacidade de caga em porta-palete: 1.200kg
Medidas PBR II:
Dimensões são de: 1050mm x 1250mm x 166mm
Capacidade de caga em porta-palete: 1.000kg
· Paletes EPAL paletes de madeira
O padrão europeu é o maior caso de sucesso de padronização de paletes. Iniciou em 1961 pelo setor de transporte por trens europeu e hoje é gerido pela European Pallete Association (EPAL), fundada em 1991.
Para quem trabalha com exportação é importante conhecer e entender as normas internacionais, clientes europeus ou mesmo de outros continentes podem exigir este padrão.
Sobre a madeira a ser utilizada, a especificação fala em hardwood e softwood. Pode ser feito tanto com pinus quanto eucalipto.
Medidas EPAL: paletes de madeira
Dimensões são de: 800mm x 1200mm x 144mm
Capacidade de caga em porta-palete: 1500kg
Existem, ainda, os modelos, como EPAL 2, EPAL 3, EPAL 6, EPAL 7, EPAL Box e a família dos EPAL CPs.
CP3 e CP2 paletes de madeira
Esses dois modelos fazem partes de um conjunto (de CP1 a CP9), utilizados na indústria química em toda a Europa.
No Brasil, adotamos os CP3 e o CP2, também para indústria química, com medidas, respectivamente, 1140mm x 1140mm e 800mm x 1200mm.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais e tenha acesso a mais informações sobre os paletes de madeira.
Até a próxima!
Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br
O que são big bags no transporte? - Haas Madeiras
agosto 21, 2020[…] Com isso, os big bags estarão mais firmes para serem devidamente estocados. Além disso, há paletes de vários tamanhos e formas para atender à necessidade da carga em questão, basta escolher a que mais indicada para o que você […]