Blog Sustentabilidade
empresa sustentável

Por que é importante ser uma empresa sustentável e quais os benefícios

Um movimento crescente contra os produtos plásticos e o consumo irresponsável é apenas um dos sinais de que a sustentabilidade está se tornando cada vez mais importante para os compradores. 

Existe um número expressivo de organizações que estão integrando a sustentabilidade em sua estratégia de negócios – percebendo que podem se sair bem fazendo o bem. 

Em uma pesquisa recente da McKinsey, 70%  dos entrevistados disseram que suas empresas têm uma governança formal de sustentabilidade em vigor. 

Além disso, outro dado aumenta a importância de focar em práticas sustentáveis é que 90% dos clientes parariam de comprar produtos ou serviços se soubessem que uma empresa é irresponsável ou antiética.

Mas o que exatamente significa ser “sustentável” nos negócios? Quais são as vantagens de tomar esse caminho? Como se tornar uma empresa sustentável? Responderemos a essas perguntas no decorrer do artigo.

Continue lendo!

 

O que é ser uma empresa sustentável?

Uma empresa sustentável é aquela em que a rentabilidade, a preocupação com o meio ambiente e o compromisso social estão em harmonia. 

Portanto, no mundo corporativo, a sustentabilidade se refere a fazer negócios sem impactar negativamente o meio ambiente, a comunidade ou a sociedade como um todo.

A ideia geral é construir um negócio lucrativo que preserve o meio ambiente para as gerações futuras, em vez de esgotá-lo.

 

Os 3 aspectos da sustentabilidade nas empresas

Empresas sustentáveis ​​consideram uma ampla gama de fatores ambientais, econômicos e sociais ao tomar decisões de negócios.

Por exemplo:

Ambiental

  • Cadeia de abastecimento.
  • Emissões e resíduos de produção.
  • Distribuição e Logística
  • Impacto do uso do produto e do consumidor final.
  • Impacto no fim da vida útil (por exemplo, seu produto termina em aterro sanitário?).

 

Econômico

  • Sócios
  • Custo de recursos / despesas gerais
  • Atendendo à demanda do mercado
  • Garantindo a satisfação do cliente
  • Rentabilidade
  • Potencial de escalabilidade e crescimento

 

Social

  • Bem-estar e satisfação do funcionário
  • Comunidades locais
  • Tratamento das partes interessadas na cadeia de suprimentos

Essas organizações monitoram o impacto de suas operações para garantir que seus lucros de curto prazo não se transformem em passivos de longo prazo.

 

Quais são os benefícios de ser uma empresa sustentável?

Além de colaborar pela preservação do meio ambiente, existem muitas vantagens em ser uma empresa verde.

Nas últimas duas décadas, a sustentabilidade se tornou mais do que uma palavra da moda. Pesquisas mostram que a sustentabilidade traz benefícios reais para os negócios quando conscientemente integrada às operações de negócios.

De acordo com a McKinsey, marcas mais sustentáveis são mais bem-sucedidas financeiramente e têm mais apoio público.

Além disso, a sustentabilidade nos negócios motiva os funcionários de uma marca a se alinharem com sua missão, objetivos e valores. Eles estão prontos para trabalhar para melhorar a reputação de uma empresa e atender às expectativas dos clientes.

 

Confira algumas das principais vantagens de ter uma cultura de negócios voltada à sustentabilidade:

6 benefícios de ser uma empresa com práticas sustentáveis

1- Atração de mais clientes 

Estudos mostram que muitas pessoas preferem negociar com empresas que tenham responsabilidade social e ambiental.

O Natural Marketing Institute descobriu que 58% dos consumidores consideram o impacto de uma empresa no meio ambiente ao considerar onde comprar bens e serviços e são mais propensos a comprar de empresas que praticam hábitos sustentáveis.

 

2- Redução de custos 

Tecnologias ecológicas e menos desperdício de energia e tempo podem trazer economias significativas.

O desenvolvimento de práticas comerciais sustentáveis ​​se baseiam em uma operação eficiente que simplifica os esforços e conserva os recursos, o que aumenta a produtividade dos funcionários e reduz os custos. 

A redução de custos também abrange estratégias de conservação de energia que podem ser tão simples como desligar luzes desnecessárias até a instalação de sistemas de aquecimento sustentáveis e mais eficientes, como os pellets de biomassa.

Algumas opções ecologicamente corretas podem ter um custo de investimento mais alto, mas os resultados de longo prazo justificam esse investimento.

 

3- Melhora a reputação e imagem da marca e promove diferencial competitivo

Práticas que não são ecologicamente corretas podem prejudicar sua reputação e criar desconfiança entre seus clientes, investidores e o público em geral. Além disso, tendo atitudes ecologicamente corretas, você:

  • Diferencia o produto ou serviço e marca: empresas ecologicamente corretas diferenciam suas marcas e aumentam o conhecimento do consumidor e as vendas de produtos com foco na sustentabilidade. Práticas, produtos e serviços ambientalmente sustentáveis ​​costumam ser um ponto de venda exclusivo.
  • Melhoria da imagem e reputação da empresa junto aos consumidores: considerando o número crescente de consumidores que estão preocupados com o meio ambiente e seu próprio impacto sobre o meio ambiente, ter práticas e produtos sustentáveis pode ser o diferencial competitivo que faz com que clientes optem pelo seu produto ao invés do da concorrência. 

 

4- Atrai investidores

Cada vez mais investidores levam em consideração as práticas de sustentabilidade da empresa ao tomarem suas decisões sobre como investir. 

A reputação de uma empresa ecologicamente correta é persuasiva o suficiente para que investidores experientes e novos clientes queiram fazer negócio com ela.

 

5- Retenção de funcionários

Uma marca que apoia práticas sustentáveis ​​pode atrair colaboradores qualificados, com melhor desempenho e mais satisfeitos com o local de trabalho, economizando recursos para o processo de recrutamento.

 

6- Elevação dos padrões de mercado 

Investir em estratégias sustentáveis ​​ajuda as empresas a criar padrões de mercado mais elevados e torna mais difícil para os concorrentes recorrerem a práticas desleais ou métodos de produção ambientalmente irresponsáveis.

 

Como ser uma empresa sustentável?

O primeiro passo para se tornar uma empresa sustentável é a análise do seu negócio e a elaboração de um planejamento estratégico. 

É claro que isso depende das particularidades de cada negócio. Então comece se perguntando como é a situação atual da sua empresa, onde existe desperdício, o que pode melhorar, quais são os problemas que sua empresa resolve, qual o impacto do seu produto no meio ambiente, e outras questões do tipo.

Essa análise te dará o norte para quais devem ser as ações a serem tomadas, que sejam financeiramente possíveis e praticamente aplicáveis.

Se você tiver a estratégia certa, poderá abrir portas para muitos novos fluxos de receita e oportunidades lucrativas.

 

Exemplos de como ser sustentável na sua empresa

Embora não haja uma receita para se tornar mais sustentável, existem alguns aspectos gerais que podem ser aplicados. Confira:

  • Usando materiais sustentáveis ​​no processo de fabricação
  • Otimizando a cadeia de suprimentos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa
  • Contando com fontes de energia renováveis ​​para instalações de energia
  • Patrocinando eventos e causas sociais e ambientais
  • Trabalhando com materiais e parceiros que sejam sustentáveis
  • Reaproveitando e reciclando material
  • Diminuindo o desperdício e otimizando os processos internos e de produção

Aqui na Haas já temos práticas sustentáveis, em todo nosso processo. Confira um pouco delas:

  • Árvores Plantadas – Solução economicamente sustentável que reduz as pressões sobre árvores nativas permitindo que sejam preservadas.
  • Economia Circular – Redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
  • Reaproveitamento de resíduos – aproveitamento total dos resíduos no processo da serraria- biomassa.
  • Reforma de Paletes – seguindo padrões rígidos de segurança e qualidade, reformamos paletes para colocá-los novamente no mercado. Aqueles que não podem ser reformados são aproveitados como combustível para a caldeira da indústria.
  • Recolhimento de Paletes / Logística Reversa – quando o palete dos nossos clientes precisa ser descartado, resolvemos este problema com recolhimento e destinação correta, a ação ajuda o meio ambiente e ajusta a empresa a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
  • Apoio aos produtores locais – priorizamos os fornecedores do âmbito regional com o Projeto Fomento Haas de Árvores Plantadas, no Rio Grande do Sul, como forma de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do município e possibilitando aos produtores agregar renda à propriedade e ter uma estrutura produtiva diversificada, o que proporciona qualidade de vida e sustentabilidade no campo.

empresa sustentável

 

Se você quer ter um parceiro de negócios realmente sustentável, entre em contato com a Haas Madeiras e conheça nossas soluções em paletes de madeira.

Somos a opção mais sustentável do mercado, possuindo todos os certificados e licenças ambientais e cumprindo exigências nacionais e internacionais de qualidade e sustentabilidade. Tire todas as suas dúvidas sobre nossos produtos, certificados e licenças clicando aqui!

Esse texto foi apenas uma introdução a esse universo. Você pode saber mais sobre práticas sustentáveis na nossa categoria de Sustentabilidade aqui no blog e seguindo nossas redes sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/haasmadeiras/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/haas-madeiras/

Author

Haas Madeiras

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blog

Valores

2019 collection

Pessoas: trabalho em equipe, talentos individuais e desenvolvimento interno.

Processos: ênfase em eficácia, otimizados, flexíveis e em constante evolução.

Conduta: ética, transparência e foco, com ênfase em alianças.