Haas Educação realiza avaliação e encerramento anual do projeto
Encerrou no dia 30 de novembro, a primeira edição do projeto anual Haas Educação, promovido pela Haas Madeiras, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro. A atividade reuniu alunos, professores, direção e equipe da Haas para uma avaliação e fechamento do primeiro ano do projeto que foi desenvolvido na turma de 1º ano do Ensino Médio.
Segundo uma das responsáveis pela organização do projeto, Rosana Wessling, as atividades na escola iniciaram em julho e foram desenvolvidas ao longo do segundo semestre. “O projeto foi ancorado à disciplina Mundo do Trabalho, uma nova oferta do currículo em 2022”, comenta.
Com a implementação do Novo Ensino Médio, conforme Lei nº 13.415/2017 o programa Haas Educação atuou na disciplina Mundo do Trabalho com ‘A Dinâmica do Mundo do Trabalho’. “Durante o programa desenvolvemos inúmeras atividades na sala de aula. Bate-papos, oficina de vídeo e atividades de orientação profissional. E uma visita na Haas, algo que chamou muito a atenção dos alunos e trouxe várias experiências”, frisa Rosana.
O projeto conta com a parceria da Psicóloga, Coach Pessoal e Profissional Adriana Oswald. “Um dos grandes objetivos do nosso trabalho é auxiliar os estudantes nas descobertas das aptidões sob orientação da Adriana. Destacar nosso trabalho aqui na Haas e as formas de acesso, sempre visando a importância de o jovem buscar a formação e qualificação profissional”, salienta Rosana.
Para a professora da disciplina, Gabriela Werlang, os conteúdos trabalhados pelo projeto foram de encontro com o conteúdo programático. “A disciplina consiste em auxiliar na formação do jovem sob aspectos de valores para viver em sociedade, projeto de vida e inserção no mundo do trabalho”, enfatiza.
Impacto positivo do projeto
Conforme o diretor da empresa, Junior Haas, o primeiro ano do projeto alcançou as expectativas. “Foi muito positivo ver o retorno dos alunos, a impressão da escola e o impacto que ele teve na nossa equipe em compartilhar a experiência com os jovens.”
Após a avaliação dos alunos, professores e direção da escola e integrantes do projeto, a Haas realizou a entrega de certificados e um presente para os alunos participantes da primeira edição do projeto.
Agora a empresa analisa as avaliações dos alunos e projeta reuniões de alinhamento interno e com a direção para ver a viabilidade da continuidade do projeto. Historicamente a Haas sempre se envolveu muito com a educação. “As pessoas que trabalham aqui conosco são instigadas a estudarem com bastante frequência. Já apoiamos a organização de um EJA na nossa comunidade, em Linha Brasil. A gente se sente satisfeito em ver as pessoas progredindo e esse projeto veio a impulsionar esse sentimento que a gente sempre teve. Esse foi o primeiro projeto estruturado e organizado que fizemos e ele vem a ser uma semente, começou de forma segura e acredito que pode crescer e virar um projeto bastante interessante”, enaltece Haas.
Postado por Haas Madeiras
Escrito por Rosana Wessling
Publicado integralmente no Jornal Folha do Mate
Fotos Rosana Wessling