Logística reversa: como aumentar os lucros e ganhar o respeito dos seus clientes
Os impactos causados no meio ambiente são proporcionais a como nos preocupamos e contribuímos para isso.
E vamos falar hoje sobre uma das tendências, quando o assunto é reutilizar e cooperar com a natureza…
A logística reversa foca em materiais que já foram utilizados para um novo processo produtivo. O objetivo é reaproveitar ou descartar de forma apropriada os materiais para preservar o ambiente.
Se a sua empresa consegue implementar e gerir a logística reversa de forma lucrativa, significa que está conseguindo alcançar a sustentabilidade ambiental e econômica no negócio.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, fique com a gente até o final!
A logística verde e logística reversa
A logística verde também é uma área da logística que se preocupa com diversos impactos ambientais sobre determinadas atividades.
Ela tem como objetivo a produção mais limpa e o alcance da sustentabilidade ambiental e defende a responsabilidade ambiental e que é importante destinar corretamente os produtos gerados.
O termo “logística verde” é dado a empresas que, de acordo com as normas ISO 1400, começaram a reciclar os materiais utilizados no dia a dia.
Com isso, alguns desses materiais passaram a ser reutilizados como fontes de matéria-prima, diminuindo o acúmulo de lixo, e assim, colaborando com o meio ambiente.
A diferença entre esses dois campos é que a logística reversa está dentro da logística verde, tratando especificamente do fluxo físico das embalagens e produtos.
A importância da logística reversa para as empresas e sociedade
Para as empresas, organizar esse processo reutilização ou descarte corretamente é fundamental, afinal, envolve lucros também.
No entanto, não é só do valor financeiro que estamos falando, mas se trata da sustentabilidade também ambiental da sua empresa.
Ao exercer um papel de empresa que trabalha em prol do meio ambiente, com ações e processos voltados ao assunto, a sociedade terá um olhar carinhoso pelos seus serviços e marca.
Logística comum x Logística reversa
A logística comum tem processos que visam entregar e produzir os produtos de maneira eficiente, rápida e barata para os seus clientes.
Já na logística reversa, acontece de outra maneira: os produtos são recolhidos de modo que todo o processo também seja rápido e barato, mas que seja sustentável ambientalmente.
Vantagens da logística reversa para a sua empresa
– Você age acordo com a legislação ambiental;
– Proporciona diferencial competitivo;
– Traz eficiência, agilidade e tecnologia aos processos de produção;
– Ajuda na redução de custos e aumento de lucros.
A logística reversa e os paletes de madeira
Grande parte das empresas não possuem nenhum tipo de controle sobre os paletes de madeira, dando uma maior margem para que eles se percam, sejam danificados e até mesmo quebrados.
No entanto, utilizando ferramentas adequadas, que possam controlar todo o percurso desses paletes de madeira, desde a sua saída até a chegada no destino, se torna possível colocar em prática a logística reversa.
Além disso, é importante que os clientes que recebem esses paletes tenham a consciência e compreendam o processo, pois, isso facilita a viabilização de todo o investimento.
Implemente a logística na sua empresa…
Se a sua empresa de paletes de madeira ainda não possui como prática esse processo, repense!
Com a logística reversa, os impactos na natureza são menores e você ainda colabora com a qualidade de vida das pessoas.
Para saber mais sobre esses e outros assuntos de gestão, continue nos acompanhando aqui no blog e nas redes sociais.
Até breve!
Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br
Logística Reversa e sustentabilidade empresarial: como se conectam? - Haas Madeiras
novembro 27, 2020[…] você ainda não sabe muito sobre logística reversa, pode conferir este outro conteúdo sobre o […]