O palte PBR é o palete padrão intercambiável, criado pela ABRAS, Associação Brasileira de Supermercados.
A sigla PBR significa Palete Padrão Brasileiro, que foi lançado na década de 90, com o objetivo de ajudar no armazenamento, transporte e movimentação de produtos com maior segurança e produtividade.
Na época, a ABRAS observou que havia pouca mecanização nos processos de carga e descarga dos produtos, exigindo uma mão de obra intensa – o que gerava menor produtividade, maiores chances de perda e custos mais altos.
Até então, os paletes só eram usados para a estocagem, mas depois de vários estudos, testes e provas de campo rigorosas, a ABRAS chegou à estrutura e formatos ideais.
O PBR segue 2 princípios:
1. Aplicação Universal – o palete PBR pode ser usado praticamente em qualquer movimentação, método de estocagem ou sistema.
2. Intercambialidade – troca do cheio pelo vazio e, para isso, o palete precisa ser padronizado com especificações técnicas, normas e procedimentos elaborados e fiscalizados.
Por que usar o palete PBR?
O PBR foi atualizado e está na nova versão 2019, feita pela ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. Este processo serviu para modernizar o PBR e deixá-lo alinhado às expectativas do varejo.
Com essa atualização, o PBR ficou mais sustentável (já que utiliza 30% a menos de madeira), mais leve (fácil de movimentar e ergonômico) e eficiente (mantém a capacidade de carga de 1.200 kg, com menos madeira).
Mas o que isso significa para quem escolhe usar o palete PBR?
Significa que terá algumas vantagens com o uso desse palete padronizado, como:
– Segurança;
– Prevenção das perdas;
– Intercambialidade;
– Durabilidade;
– Qualidade e padronização.
Tem alguma dúvida sobre a atualização do PBR? Fale com a gente!
Até a próxima!
Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br