O que é sell in e sell out e como a paletização te ajuda a vender mais?
Entender os conceitos e estratégias de Sell In e Sell Out é importante para te ajudar a manter o produto em giro. Do momento em que é fabricado o produto até o instante em que chega ao consumidor final, existem vários estágios.
Esses estágios fazem parte da cadeia de distribuição e você precisa ficar de olho nela para que as suas vendas não comecem a despencar.
Elas são métricas que mostram como os seus produtos se movimentam em vários estágios da sua cadeia de distribuição.
Para saber melhor sobre o que eles são e como utilizá-los para a melhoria da sua empresa, é só ler nosso artigo até o final.
O que é Sell in e Sell Out?
Sell in é a venda que a sua empresa faz para o próximo estágio da cadeia de distribuição.
Por exemplo: você é fabricante e vende para o distribuidor ou varejista. Esse é o sell in da sua empresa.
O sell in só acontece nos ciclos em que ocorre venda de uma empresa para outra empresa (chamado também de B2B).
Já Sell out é a venda realizada pelo canal da empresa para o consumidor final (seja varejista, distribuidor ou revendedor, por exemplo).
Esta é a etapa B2C (Business to Customer, ou “Empresa para consumidor”), em que a mercadoria produzida pelo fabricante chega ao consumidor final por meio de terceiros.
Por mais que o Sell in traga lucro para você, ela não é nada mais do que uma “transferência de mercadoria”, já que a cadeia só é encerrada quando chega ao consumidor final.
Agora que você já conhece sell in e sell out, entenda a cadeia de distribuição
Se você é um fabricante e está em busca de vender ou “empurrar” o máximo de produtos para o distribuidor, não cometa mais esse erro…
É bom quando o distribuidor compra, mas ele não é o último ciclo da cadeia de distribuição (ainda existe o varejista e cliente, por exemplo).
Pode ser que você não venda para o consumidor final, mas se ele não quiser mais comprar os seus produtos, logo os varejistas também não vão e nem as distribuidoras.
Então, para que o seu produto não pare de vender, você precisa se atentar ao Sell in (quando você vende para o próximo ciclo) e o sell out (quando o seu cliente vende para o consumidor final).
Por isso os dois termos são importantes para você e não só o Sell in.
Construindo estratégias Sell In e Sell Out
Um bom fabricante precisa visualizar de forma analítica toda a cadeia de distribuição. Saber como tem sido acontecido o seu sell out (venda do terceiro para o consumidor final) te ajuda a tomar atitudes mais assertivas no Sell in.
Por exemplo: pode ser que os seus produtos não estejam vendendo tanto no próximo ciclo (no sell out). Qual será o erro? Por que esse produto não está girando?
Para saber isso, você vai precisar acompanhar o sell out e saber quais mudanças podem aumentar as vendas na “ponta” do processo. Ou seja: o que pode fazer com que o consumidor final compre mais?
Algumas estratégias para atrair consumidores pode ser melhorar alguns pontos para os distribuidores, fazendo com que sejam repassados aos clientes finais, como:
- Preço;
- Estoque;
- Tempo de entrega;
- Características dos produtos;
- Marketing;
- Embalagem, entre outros.
Além desses pontos, um outro que influencia muito em todos esses pontos de sell out e também de sell in são os logísticos.
Por isso, é importante criar soluções mais efetivas de armazenamento e transporte, criando melhores rotas e formas de acondicionar melhor os produtos.
Paletização como estratégia logística em sell in e sell out
A paletização é um recurso que pode ajudar muito a integrar seu sell in e sell out.
A utilização dos paletes de madeira faz com que as cargas sejam colocadas da melhor forma dentro dos transportes.
Isso pode reduzir o gasto de espaço e permitir que um número maior de mercadorias seja levado sem prejudicar os produtos.
Com a paletização, é possível também aproveitar melhor o espaço de armazenamento. Cargas armazenadas em paletes de madeira, mais uma vez, ocupam menos espaço, otimizando a relação produção x estoque.
A paletização na logística, então, ajuda a criar mecanismos mais efetivas de distribuição. Com isso, é possível criar melhores estratégias de sell in e sell out.
Um bom gestor deve saber analisar todas as etapas que seu produto passa até chegar ao consumidor. Isso garante a excelência nos processos e a boa reputação da mercadoria que ele oferece.
Por isso, estabeleça estratégias que incluam tanto sell in quanto o sell out para garantir o melhor para o seu cliente e o sucesso do seu negócio.
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Até a próxima!
Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br