Palete de madeira e embalagens para frutas e hortaliças
O palete de madeira está proibidos? O que é verdade e o que é mito quando se fala em embalagens para frutas e hortaliças?
Saiba tudo sobre o objetivo da lei que levou centenas de fornecedores à readaptação das embalagens de seus produtos.
Palete de madeira, uma opção igualmente válida
O projeto de lei que provocou a readequação das embalagens de frutas e hortaliças tinha em vista, entre os seus principais objetivos, padronizar as medidas das caixas.
Isso porque o preço de alguns produtos era calculado com base nessa medida, o que poderia variar de acordo com o tamanho da caixa fabricada a partir da madeira e, é claro, da oferta disponível.
Mesmo assim, a discussão sobre a sustentabilidade foi levantada e, nela, as embalagens retornáveis ganharam espaço.
Mesmo assim, vale lembrar que isso não significa que os paletes de madeira e outras embalagens para frutas e hortaliças à base dessa matéria-prima tenham sido proibidos.
Pelo contrário, as embalagens feitas de madeira possuem grandes vantagens como:
- O aproveitamento de cortes considerados menos nobres;
- Podem ser produto de reflorestamento;
- Podem ser aproveitadas para fins de reciclagem.
A integridade dos alimentos na entrega depende da qualidade da embalagem
Outro ponto a se discutir é que a qualidade do produto na entrega está ligada diretamente à qualidade da embalagem na hora do transporte.
É por isso que todo o processo de paletização precisa ser feito adequadamente, bem como as próprias caixas precisam ser fabricadas com base em um processo minucioso.
Elas devem ser lisas, firmes e possuírem frestas nem muito grandes, evitando que o produto escorregue através dessas aberturas, nem tão pequenas, que dificultem a passagem de ar.
Afinal, paletes de madeira produzidos com qualidade proporcionam igual segurança à carga, representando um investimento muitas vezes inferior ao de outros modelos de embalagens.
Esse fato levou muitos fornecedores a entenderem as embalagens de madeira como viáveis e seguras.
E é por isso que o mercado de paletes de madeira ainda está na linha de frente no transporte desses produtos tão sensíveis.
E se você quer saber mais sobre paletes de madeira e entender como a paletização otimiza e garante a segurança dos mais variados processos logísticos, cadastre-se agora mesmo nas nossas redes sociais.
Até a próxima!
Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br