As embalagens estão presentes na rotina das pessoas há muito tempo. Além de serem um meio de divulgação com informações importantes para o consumidor, elas contém o produto e o conservam de modo a facilitar, também, a exposição, armazenagem e movimentação.
Neste texto, veremos por que os paletes de madeira são denominados embalagens quaternárias e a importância da paletização nos processos de diários de logística.
Como é feita a classificação das embalagens?
A criação das embalagens planeja preservar a qualidade do material, assim como proteger sua integridade durante o transporte e armazenamento de determinado produto. Elas estão relacionadas a todas as funções da logística, como o armazenamento, manuseio, movimentação e transporte das mercadorias.
A avaliação do melhor tipo de embalagem para cada produto pode influenciar na redução de custos, tempo de entrega do produto e ainda no nível do serviço ao cliente.
Feita de acordo com a função de cada uma, as embalagens dividem-se em cinco definições. Confira abaixo:
-
Embalagem primária
É a embalagem que está em contato direto com o produto. Exemplos: caixa de leite, vidro de conserva, lata de leite condensado e frascos de xampu.
-
Embalagem secundária
É aquela que protege a embalagem primária para a comercialização de várias unidades. Exemplos: caixas de bombons e caixa de papelão do saco plástico de cereais.
-
Embalagem terciária
Agrupa várias embalagens primárias e secundárias no transporte de um lote de produtos. Exemplos: caixa de papelão com diversos produtos em embalagens secundárias ou sacolas plásticas de mercado, caixas de madeira, papelão ou plástico.
-
Embalagem quaternária
Essa opção facilita o movimento e a armazenagem de produtos. Exemplos: uso de paletes de madeira (paletização).
-
Embalagem de quinto nível
Utilizada especialmente para a distribuição à longa distância. Exemplo: contêineres.
O uso de paletes de madeira como embalagens quaternárias
A paletização promove melhor aproveitamento dos espaços usados para estoques durante o transporte. Aqui no blog já contamos quatro formas de paletizar a mercadoria.
Usados como embalagens quaternárias, os paletes de madeira são essenciais na movimentação e na armazenagem das mercadorias, ajudando a organizar os espaços e controlar os estoques do produto.
Com um sistema moderno de encaixes rápidos e fáceis para montar e desmontar, sua estrutura é funcional, resistente e durável, o que o torna versátil para utilização no dia a dia das empresas de logística.
4 vantagens da paletização para embalagens quaternárias
- Proporciona agilidade para transportar;
- Otimiza o armazenamento do estoque;
- Custo operacional é menor;
- Menos riscos de acidentes de trabalho (leia aqui mais sobre o assunto).
Importância das embalagens
Para o planejamento logístico, é necessário saber o melhor tipo de embalagem para a mercadoria. A escolha adequada otimiza os processos operacionais que envolvem armazenagem, transporte e comercialização.
Como vimos, os paletes de madeira são embalagens quaternárias e garantem que os produtos sejam armazenados, estocados e/ou transportados com total segurança, mantendo suas características e qualidade do serviço.
Quer saber mais sobre a importância dos paletes de madeira? Siga acompanhando nosso blog e nossas redes sociais!
Até a próxima!
Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br