Por que usamos tratamento térmico no palete em vez de fumigação?
A Haas tem um processo de tratamento térmico no palete, inspecionado com todo o cuidado e seguindo todas as recomendações do IPPC (Convenção Internacional de Proteção de Plantas). O principal objetivo é a prevenção de propagação de doenças e pragas. Acompanhe!
O tratamento térmico no palete é um processo eficiente que garante o extermínio de pragas e doenças em embalagens de madeira usadas para transportes, assegurando que nenhuma espécie de praga seja transportada junto a mercadoria.
Outro ponto importante é que a utilização do tratamento térmico no palete também garante a prevenção de mofos, preservando a qualidade e integridade dos produtos.
Os paletes são tratados termicamente de acordo com as leis de exportação ISPM 15; o principal objetivo é que eles sejam importados para diferentes países ao redor do mundo sem que haja propagação de bactérias e pragas.
Por meio do aquecimento, é possível eliminar qualquer invasor nocivo que possa causar danos ambientais, sociais e econômicos ao serem exportados.
Sabemos que existem outras possibilidades de tornar os paletes compatíveis com as leis de importação. Um exemplo é a fumigação, que inclui aditivos químicos em seu processo, o que contribui para efeitos negativos à saúde e ao meio ambiente.
Neste artigo, separamos as principais informações sobre o tratamento térmico no palete, bem como suas principais vantagens. Confira!
O que é tratamento térmico?
Como já explicitado anteriormente, o tratamento térmico é um processo fitossanitário utilizado para eliminar pragas e patógenos.
A madeira é submetida a uma temperatura constante de 130 graus Fahrenheit ou 56 graus Celsius durante 30 minutos. Antes do aquecimento ela deve ser descascada; desta forma, somente o núcleo da madeira é utilizado para fabricar o palete.
O processo térmico reduz, significativamente, a umidade da madeira, tornando-a mais resistente ao mofo e fazendo com que não apodreça.
Todo e qualquer produto de embalagem de madeira deve ser tratado antes de ser exportado para garantir não só a qualidade do palete, como também prevenir a propagação de doenças.
O tratamento térmico no palete não causa danos ambientais, além de ser aceito e recomendado pelas normas da ISO.
Ao final de todo o processo, quando o palete está totalmente seco, ele recebe um selo que autoriza o transporte para outros países, de forma legal e segura.
Nosso processo de tratamento térmico
O processo de tratamento térmico do palete da Haas é realizado com todo o cuidado e responsabilidade, assegurando toda a qualidade e segurança do produto.
A higienização realizada com uma inspeção cuidadosa reflete na qualidade dos paletes, mas, para isso, o tratamento térmico deve ser realizado de forma correta. Veja!
1 – Seleção
Ao recebermos os pedidos, uma equipe técnica especializada seleciona a melhor madeira, ou palete, de nosso estoque.
Ele passa por uma seleção rígida que inspeciona cuidadosamente restos de cascas de árvore, ou qualquer outro material que faça com que os paletes não tenham qualidade.
P.S.: Os ovos de insetos geralmente ficam alojados nas cascas e paletes que possuem grande quantidade de cascas não devem ser selecionados para o processo de tratamento térmico.
2 – Tratamento
Após o processo de seleção, eles são preparados para serem levados para o processo de tratamento térmico.
Antes de serem submetidos à alta temperatura eles são perfurados para colocar sondas de temperatura Elas são inseridas na frente, atrás e no meio do forno, em alturas específicas – isso é feito com o objetivo de assegurar temperaturas adequadas.
Depois, os paletes são colocados dentro dos fornos. De acordo com o aumento da temperatura, há o registro automático das cargas, após atingirem 130 graus Fahrenheit ou 56 graus Celsius durante 30 minutos.
Se tudo estiver de acordo com as especificações, os paletes são retirados do forno.
3 – Inspeção
Após o processo de tratamento, os paletes são inspecionados por profissionais especializados, já que o processo pode causar rachaduras.
Por este motivo, o controle de qualidade é realizado de forma rigorosa, qualquer palete que estiver fora das especificações é retirado.
4 – Preparação para o transporte
Depois de serem rigorosamente inspecionados, os paletes recebem o selo e o carimbo incluindo o logotipo do IPPC, que garante que o produto está apto para ser transportado.
Após atender todos os requisitos e passar por todo o tratamento térmico no palete, finalmente ele está pronto para ser enviado aos fabricantes.
Por que usamos o tratamento térmico no palete em vez de fumigação?
Atualmente, existem dois tipos de tratamento e certificação de embalagens de madeira: o tratamento térmico e a fumigação.
Nós preferimos o tratamento térmico no palete. Os motivos da Haas Madeiras não usar a fumigação são esses:
- No processo de fumigação, há a utilização de aditivos químicos, como o brometo de metila, que também é um produto utilizado em pesticidas, refrigerantes e outras indústrias. Isso provoca danos ao meio ambiente e à saúde da espécie humana.
- A exposição ao brometo de metila pode causar danos ao pulmão, aos rins, pode provocar disfunções neurológicas, irritar os olhos e ainda queimar a pele.
- Este produto foi proibido em diversos países e há grandes incentivos de instituições de saúde para que também seja proibido no Brasil.
Diferente do processo de tratamento térmico no palete. Confira:
- A sua utilização não traz riscos à saúde da humanidade.
- Não provoca danos ao meio ambiente.
- E ainda reduz custos.
No próximo tópico abordaremos as principais vantagens de utilizar este processo fitossanitário. Continue por aqui!
Vantagens do tratamento térmico no palete
Você já deve ter compreendido o porquê de utilizarmos o processo de tratamento térmico no palete e não a fumigação.
Mesmo assim, ainda podemos destacar as principais vantagens de utilizar este método!
Diferente dos efeitos negativos causados pela fumigação, o tratamento térmico não utiliza produtos químicos. Ele usa o aquecimento, o que produz somente vapor, sem causar qualquer dano à saúde ou ao meio ambiente.
Com o processo de aquecimento, há garantias de que todas as pragas sejam eliminadas, sem precisar correr os riscos com a fumigação química.
Outro aspecto positivo muito importante é o fato de que este processo é econômico, e essa redução de custos também poderá ser refletida no bolso dos nossos clientes e, consequentemente, do consumidor final.
E por fim, mas não menos importante, o tratamento térmico não precisa de instalação especializada da mesma maneira que a fumigação, o que também otimiza tempo e reduz custos.
Para olhar de perto nossos paletes e ter certeza de que o tratamento térmico no palete vale a pena, é só clicar aqui e falar com um especialista.
Postado por Haas Madeiras