Técnicas simples que garantem maior produtividade no plantio do eucalipto
As florestas de eucalipto possuem uma grande importância para o contexto da economia brasileira, para isso é fundamental ter conhecimento do clima e do solo para optar pelos ideais e garantir maior rentabilidade com o cultivo de árvores plantadas.
Tanto o clima, como o solo são fatores ambientais que interferem no desenvolvimento e adaptabilidade das florestas de eucalipto. Apesar da planta se adaptar facilmente aos tipos de solo, entender esses elementos é um diferencial para o sucesso na plantação.
Confira algumas dicas para iniciar o plantio do eucalipto:
- Escolha o local ideal para plantar;
- Prepare o solo;
- Faça o planejamento da área;
- Escolha um espaçamento visando a finalidade do plantio;
- Opte por uma espécie de eucalipto ideal para sua propriedade.
Uma alternativa para áreas subutilizadas e menos produtivas na propriedade
Ao iniciar o plantio do eucalipto, o produtor precisa ter em mente que a área escolhida para receber as mudas será ocupada por um tempo maior ao comparar com outras atividades agrícolas. Dessa forma, o recomendado é planejar na hora de escolher o local do plantio.
O aconselhado são áreas não aproveitáveis para a agricultura, caso haja disponibilidade de terra, nada impede que ela seja plantada em terras apropriadas para lavouras. Após a escolha da área, inicia-se o planejamento e escolha da espécie a ser plantada. Dentre os fatores que influem na tomada de decisão, se destacam-se os conhecimentos silviculturais como: exigências de clima e solo, finalidade do plantio, produtividade e rentabilidade do produto, qualidade, entre outros.
Nesse momento, os proprietários de área rural podem contar com a assistência técnica dos profissionais do Fomento Florestal Haas. Após as análises e visitas técnicas, o produtor rural recebe as mudas de eucalipto específicas para sua propriedade.
Antes de iniciar o plantio do eucalipto o produtor precisa observar um conjunto de medidas silviculturais. Alguns fatores precisam ser observados, como: época de plantio, preparo do solo, adubação e tratos culturais que visam favorecer o crescimento das plantas.
Subsolagem: uma técnica aconselhada para o plantio do eucalipto
O preparo do solo para o plantio do eucalipto varia de acordo com as características do local, como relevo, tipo de solo e vegetação predominante na área.
Em áreas onde existe a necessidade de minimizar o efeito da compactação do solo ocasionado pela colheita mecanizada e pela limpeza do terreno é ideal fazer um preparo do solo, afinal, a compactação afeta o crescimento das raízes e o suprimento de oxigênio. Nesse caso, uma das alternativas é realizar o revolvimento do solo.
Segundo a Embrapa Florestas, atualmente, um dos métodos costumeiramente utilizados para o preparo de solo é o cultivo reduzido do solo, conhecido como cultivo mínimo. Nesse sistema, a maior parte dos resíduos é mantida sobre a superfície.
Outra técnica bastante recomendada é a subsolagem, que serve para quebrar as camadas compactadas. O eucalipto é considerado uma planta não muito exigente no preparo do solo, por isso, a subsolagem com profundidade entre 40 a 60 cm e o coveamento na linha subsolada é o ideal.
Quer cultivar florestas plantadas, apostar em uma cultura de diversificação na sua propriedade. Faça parte do Fomento Florestal Haas. Conheça o programa em Fomento Florestal – Haas Madeiras.
Leia mais em: Entenda a importância de controlar as formigas cortadeiras em uma plantação de eucalipto
Postado por Haas Madeiras
Escrito por Rosana Wessling