Reutilizar paletes de madeira: 7 dicas e cuidados para ter sucesso!
Reutilizar paletes de madeira é possível, mas é importante tomar alguns cuidados ao fazer isso. Se quer manter a vida útil do material ao fazer essa reutilização, confira essas dicas especiais!
Os paletes de madeira por si só já contribuem com o meio ambiente, pois são produzidos a partir de madeiras de reflorestamento, emitem menos CO2 e podem ser reutilizáveis.
Muitas empresas utilizam os paletes em seus processos de logística e optar pela produção a partir da madeira têm vantagens que vão além da armazenagem e transporte de produtos. Afinal, foi-se o tempo em que era aceitável desperdiçar materiais utilizados uma vez em processos de produção.
Tendo consciência dos impactos ambientais causados, maneiras de contribuir com o meio ambiente surgem, e uma delas é reutilizar paletes de madeira – até mesmo porque se bem conservados eles podem durar mais de 10 anos.
3 cuidados necessários para reutilizar paletes de madeira
1. Saiba qual a procedência dele, isso porque existem paletes que são usados em transportes de agrotóxicos e outros materiais nocivos à saúde;
2. Normalmente, a matéria-prima utilizada na fabricação do palete de madeira é proveniente do eucalipto ou pinus; por essa razão, é preciso tratar contra pragas, fungos e bactérias, caso seja exportado – o pinus precisa ser seco para não criar fungos e o eucalipto não precisa. Há opções no mercado que facilitam esse trabalho e são ecologicamente corretas, ou seja, sem produtos tóxicos;
3. Armazenar de forma correta faz parte das boas práticas para reutilizar os paletes de madeira, de modo que, se eles não forem bem armazenados, possivelmente vai empenar o palete.
Como reutilizar pode ser benéfico para a sua empresa?
É muito importante que haja essa reutilização em processos de armazenamento e transporte de mercadorias.
A logística reversa é uma das preocupações da qual as empresas possuem atualmente, pois há muito esforço contínuo para que os paletes voltem desses centros de distribuição e passem pelo processo de reutilização, se tornando aptos ao uso novamente e garantindo toda a qualidade e eficiência.
Quando tudo isso funciona perfeitamente, a logística reversa começa a trazer resultados e as empresas observam ganhos que vão além do financeiro, contribuindo com o meio ambiente que retribui da melhor forma: gerando mais qualidade de vida a todos nós.
5 vantagens ao reutilizar paletes de madeira
1. Proteção da biodiversidade em áreas de florestas nativas;
2. Redução da emissão de CO2;
3. Economia de recursos, gerada pela produção de novos paletes;
4. Diminuição de custos com a compra de novos produtos;
5. Aumento de mão de obra especializada na restauração desses paletes.
Como reutilizar paletes de madeira?
Muitas pessoas vendem os paletes velhos a fim de gerar um ganho extra e está aí uma oportunidade de reaproveitar esse material, distribuindo-os em empresas que buscam por paletes de madeira em seus processos de logística.
A prática de restaurar paletes de madeira possibilita criar um novo com base no antigo, sem interferência alguma, dando origem a uma peça nova e de qualidade.
Esse serviço pode ser realizado tanto internamente em empresas, quanto externamente em depósitos próprios ou parceiros qualificados para tal serviço.
Como funciona a reutilização dos paletes
1. Classificação: Separa-a por tipo e qualidade;
2. Higienização: Caso necessário, o palete é limpo para tirar sujeira, barro, fitas, plásticas;
3. Reutilização: Caso esteja em condições de uso, é imediatamente reutilizado;
4. Remanufaturar: Caso aja peças faltantes ou quebradas, o palete é reformado para ter novamente condições de uso;
5. Reciclar : Quando o palete não tiver condições de ser reformado, pode ser desmontado para que os componentes sejam usados para reformar outro palete. Se o estado não justificar a reutilização de componentes, pode ser utilizado para energia térmica (queima).
Gostou das dicas? Então, continue nos acompanhando e mantenha-se informado sobre os paletes e todas as vantagens da utilização deste produto na sua empresa.
P.S.: Se quer receber as atualizações em primeira mão, nos acompanhe nas redes sociais!
Postado por: HAAS Madeiras | Haasmadeiras.com.br