Setor madeireiro no Brasil: conheça o mercado e as perspectivas para o fechamento de 2019
A ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente) realizou uma avaliação com dados coletados do ano de 2018.
Fizemos um compilado das informações mais importantes dessa avaliação. Compreenda melhor sobre o setor madeireiro no Brasil neste texto!
A importância dos Estados Unidos na importação de madeira do Brasil
Uma das promessas ao assumir o seu mandato como presidente dos EUA, Donald Trump afirmou rever todos os acordos comerciais internacionais a fim de proteger os interesses dos americanos.
Por conta disso, novas regras passaram a valer sobre as taxas de madeira serrada expedidas para os Estados Unidos.
Assim sendo, o maior exportador atual, Canadá, terá dificuldades para continuar ocupando essa posição, dando ainda mais margem para que o Brasil consiga tomar frente nessa importação de madeira para os EUA.
O ano de 2018 foi um ano de recuperação para o setor madeireiro no Brasil
Ainda passando por dificuldades devido a importação, a indústria da madeira fez de 2018 um ano para dar um “gás” na importação de alguns segmentos, como papel e celulose, compensados e madeira serrada.
Com isso, houve um aumento significativo de 20% na importação, equilibrando assim o setor madeireiro no Brasil.
A expectativa de crescimento para a economia era de 2 a 2,5% em 2019. Entretanto, a indústria da madeira precisa de maior atenção e investimento nos controles responsáveis pela qualidade e certificações dos produtos.
Tudo isso para ampliar seus parceiros de mercado tornando as mercadorias mais atraentes, além de consolidar também seus clientes atuais.
O meio ambiente e a produção madeireira
Pode parecer que a produção madeireira agride diretamente o meio ambiente, mas, esse pensamento é um equívoco.
Isso porque toda a produção passa pela lei de reflorestamento, ou seja, todos os produtos produzidos a partir dessa madeira, como é o caso dos paletes de madeira, são provenientes de madeiras reflorestadas.
Substituições renováveis e sustentáveis podem ser o grande impulso para as indústrias madeireiras voltarem a crescer.
Para o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Paraná (Sinduscon-PR), Euclésio Finatti, a substituição pela madeira de matérias-primas como o cimento e aço, que passam por processos longos impactando o meio ambiente diretamente, é algo promissor.
De acordo com Finatti, isso representa uma mudança cultural para o Brasil, uma vez que o nosso país ainda utiliza outros recursos na construção civil.
Os paletes de madeira e o setor madeireiro
Os paletes de madeira compõem uma parte significativa da indústria de contêineres de madeira.
Por essa razão, com o aumento da importação para a Europa e Estados Unidos, a produção de paletes voltados a processos logísticos e de cargas e transportes, serão altamente afetados de forma positiva.
E aí, o que você achou do setor madeireiro no Brasil? O que acha que pode acontecer em 2020?
Fique por dentro de tudo que acontece no setor madeireiro no Brasil e paletes de madeira. Para isso, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais.
Até a próxima!
Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br
Indústria madeireira: 6 fatores que podem impactar este setor - Haas Madeiras
agosto 25, 2020[…] expectativas diante da indústria madeireira mudaram bastante; houve um crescimento exponencial em 2018, mas atualmente diante das medidas drásticas por conta do novo Coronavírus, uma nova crise está […]