Treine sua equipe constantemente para oferecer o melhor serviço com segurança
A segurança no transporte de carga é uma atenção necessária, afinal, acidentes nesse setor são frequentes. No Brasil o número de ocorrências chegou a quase 90 mil em 2017, de acordo com o último boletim da Confederação Nacional dos Transportes.
Além dos danos inestimáveis nos casos de morte (desses, mais de 50 mil tiveram vítimas, como pode ser visto no boletim), existe ainda o prejuízo financeiro. A média de custo total dos acidentes passa dos R$10 bilhões.
Oferecer treinamento aos motoristas é essencial para a preservação da própria integridade física e de outras pessoas na estrada. Mais do que isso, é possível evitar que os veículos sejam danificados e que haja perda da mercadoria, causando um déficit considerável no caixa.
Uma equipe bem treinada saberá como se preservar e a melhor forma de conduzir a carga, além de entender a importância da paletização, por exemplo. O motorista também saberá como reagir aos fatores externos que, muitas vezes, são causadores de acidentes.
Nesse sentido, separamos algumas dicas de cuidados que vão ajudar na segurança no transporte. Confira!
2 cuidados básicos necessários para garantir a segurança no transporte
1. Segurança do motorista
Para se manter seguro, o motorista deve saber técnicas de condução modernas e adequadas ao trajeto. Ele precisa ter também noções de cuidado específicas com o veículo que conduz.
Uma atenção necessária é sobre como reagir a abordagens suspeitas, de modo a evitar assaltos ou tombamentos criminosos. Uma série de adversidades também envolvem o dia a dia nas estradas. Saber como reagir a elas pode evitar grandes problemas.
Por fim, o motorista precisa preservar a própria integridade física. Cuidados básicos, de acordo com a Lei do Motorista, como manter uma boa postura ao dirigir, não dirigir alcoolizado, ter uma boa alimentação e pausas regulares para descanso podem ser diferenciais.
2. Segurança da carga
Para a segurança da carga e do veículo, é fundamental que seja feita a manutenção preventiva dos caminhões. Esse procedimento pode, inclusive, reduzir custos, já que evita imprevistos.
A paletização, comprovadamente, confere mais segurança no transporte. Existe uma redução no número de avarias, além da redução do tempo do processo de carga.
A organização das cargas deve acontecer de acordo com o peso e o tipo. Além disso, é indicado evitar espaços dentro da carreta, de modo a impedir a movimentação do material.
Em casos específicos, como o transporte de cargas perigosas, são necessários cuidados extras. Os mais importantes dizem respeito à armazenagem própria, paletes mais seguros e documentos específicos.
É de responsabilidade da empresa de gestão garantir as melhores condições de segurança no transporte de cargas. Uma equipe bem treinada pode ser a garantia de menos acidentes, preservação da vida e menos prejuízos.
Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para mais dicas de segurança no transporte e paletização de carga.
Até a próxima!
Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br