Palete Padrão Brasileiro: principais dúvidas sobre o material
O palete padrão brasileiro é uma solução nacional que trouxe ganhos consideráveis para a logística de supermercados, lojas e outros estabelecimentos similares.
Embora esteja disponível no mercado desde os primeiros anos da década de 1990, o palete PBR ainda desperta muitas dúvidas. Afinal, vale lembrar que o mercado nacional é dinâmico, recebendo novos empreendedores constantemente.
Se você é um desses que tem dúvidas sobre a solução, esse post é para você! Vem com a gente que iremos resolver os principais e mais comuns questionamentos sobre o palete padrão brasileiro!
Solucione as principais dúvidas sobre o palete padrão brasileiro
O que é o palete PBR?
Até o final da década de 1980, quase a totalidade dos processos de logística nos supermercados e seus fornecedores ocorria de forma manual.
Diante desse cenário, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) decidiu desenvolver um palete padronizado que pudesse ser utilizado por todo o setor, possibilitando maquinizar a carga, descarga e estocagem. Desses esforços, surgiu o palete PBR.
Quem pode usar esse tipo de palete?
Esse tipo de palete pode ser utilizado por qualquer empresa que utilize paletes para transporte e estocagem. É importante, porém, se atentar às necessidades de seu negócio e volumes, para analisar se a solução é capaz de atendê-lo.
Qualquer empresa pode fabricar e vender o palete padrão brasileiro?
Não. Para evitar alterações na padronização e manter a qualidade do material, a ABRAS exige o credenciamento das empresas que desejam fabricar e vender os paletes PBR originais.
Além do compromisso de seguir as normatizações, essas fabricantes passam por processos de fiscalização e controle de qualidade.
Como saber se estou mesmo comprando um palete PBR?
Além de exigir a documentação que comprove o credenciamento do fornecedor junto à ABRAS, é possível verificar a originalidade do palete observando uma série de características do material. Você pode saber mais aqui.
Qual a validade desse tipo de palete?
Por seguir um rígido padrão de qualidade, o palete do tipo PBR conta com uma boa durabilidade. Sendo observado o bom uso, a validade do material é de cerca de 3 anos.
É possível reutilizar esse palete?
Sim. O palete PBR não é descartável muito menos de uso único, pelo contrário. Tanto assim que o produto foi desenvolvido tendo como guia a intercambialidade, ou seja, a possibilidade de ser utilizado por mais de uma empresa, trocando um cheio por um vazio.
O palete padrão brasileiro é produzido apenas em madeira?
Sim. Embora seja possível encontrar no mercado outros tipos de paletes que são fabricados em materiais como plástico e metal, os do tipo PBR obrigatoriamente são produzidos em madeira.
O palete PBR é a solução mais sustentável?
A sustentabilidade é uma preocupação das empresas atualmente. O palete padrão brasileiro se destaca das demais soluções por utilizar até 30% a menos de madeira em sua fabricação, sendo uma opção de qualidade para quem busca alternativas mais sustentáveis.
Esse tipo de palete se adapta a minha empilhadeira?
Sim. Uma das grandes preocupações da ABRAS na etapa de desenvolvimento era que o palete se adaptasse aos diferentes sistemas e formas de estocagem. Assim, o palete PBR se adequa a todos os equipamentos de movimentação.
É uma opção segura para o meu negócio?
Sim. A normatização garante que o palete PBR seja uma das opções mais seguras do mercado. Para o desenvolvimento da solução, foram realizados diversos testes de campo que submeteram o palete a situações extremas encontradas no dia a dia de operação.
Isso significa que o palete padrão brasileiro conta com a melhor estrutura e design para oferecer segurança tanto a suas cargas quanto a seus funcionários.
Além disso, o material passa por um rigoroso controle de qualidade para que possa conquistar a certificação necessária a sua comercialização.
Quais os benefícios de utilizar paletes do tipo PBR?
Com três décadas de uso contínuo pelo mercado, o palete PBR se destaca por ser capaz de gerar ainda mais benefícios para os processos logísticos, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Entre as vantagens do uso da solução, podemos destacar:
- Aplicação universal;
- Intercambialidade;
- Durabilidade;
- Leveza;
- Boa capacidade de carga (1.200kg);
- Maior segurança no uso;
- Menor uso de madeira na fabricação – mais sustentável.
Mais alguma dúvida sobre o palete padrão brasileiro?
Se, mesmo depois desse artigo, ainda restou alguma dúvida sobre o palete do tipo PBR, nos envie uma mensagem! Será um prazer responder todos os seus questionamentos e te apresentar essa solução que é uma grande aliada do seu negócio.
E para saber mais sobre os paletes e como eles podem beneficiar a sua empresa, continue acompanhando nosso blog e curta nossas páginas nas redes sociais!
Até a próxima!
Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br
Palete de madeira é mais ecológico do que o de plástico, diz estudo - Haas Madeiras
agosto 20, 2020[…] uma estratégia simples e funciona assim: os paletes são descartados após uma viagem. Porém os paletes padrão e personalizados, geralmente, são projetados para durar várias […]
Palete Padrão PBR funciona para todos? Ajuda a diminuir custos? - Haas Madeiras
dezembro 4, 2020[…] P.S.: Ah, se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, não deixe de ler o nosso artigo: “Palete Padrão Brasileiro: principais dúvidas sobre o material” […]