Paletes Produtos Sustentabilidade
palete sustentável

Palete sustentável: exemplo de sustentabilidade nos produtos Haas

Um palete sustentável é possível? Sim, é. 

Paletes são parte essencial da cadeia logística, e fazem parte de uma cadeia extremamente complexa, que muitas vezes não recebe a devida importância.

Apesar de ser um produto que, por essência, possui baixo impacto ambiental devido a sua matéria-prima, existem práticas que os tornam mais sustentáveis, e que levam em conta não somente o produto, mas toda essa cadeia logística.

Sustentabilidade Ambiental e o desenvolvimento sustentável é o caminho para o futuro. E buscar produtos com parceiros sustentáveis é essencial para um bom desenvolvimento do ponto de vista ambiental, social e financeiro. 

A Haas Madeiras é uma empresa sustentável, aplicando as melhores práticas não só no seu produto, o palete sustentável, como em todos seus processos internos e na sua atuação na comunidade. 

Saiba um pouco mais sobre nossas práticas neste post. Continue lendo!

palete sustentável

O palete sustentável da Haas

Sustentabilidade é um compromisso da Haas, e nosso palete sustentável inclui, plantio de florestas de eucalipto, manuseio, cuidados e extração legal. Possui os mais rígidos padrões de qualidade, e  uma prática de manuseio sustentável, desde a extração da madeira, até a disposição final do produto. 

Temos toda uma linha de raciocínio e de trabalho para maximizar o máximo de retorno financeiro e dos insumos que tiramos da natureza. 

Conheça algumas práticas aplicadas ao nosso palete sustentável:

 

Árvores plantadas

As árvores da Haas são plantadas, com a finalidade específica de corte, para fins de fabricação de peças de madeira e montagem dos paletes. A árvore para nós é um produto de agricultura,  plantada para uma finalidade específica, assim como milho, soja, tabaco, o que torna nosso palete um produto sustentável. 

palete sustentável

A madeira usada pela Haas é proveniente de árvores de eucalipto plantadas de cultivo racional do Rio Grande do Sul, ou seja, utilizamos propriedades de baixo valor agregado (aquelas que são degradadas, íngremes, pedregosas demais para serem utilizadas para produzir grãos ou gado, por exemplo) para plantar as árvores que futuramente iremos colher para fabricar os nossos paletes. 

Do ponto de vista ambiental, o cultivo de florestas plantadas é uma solução economicamente sustentável que reduz as pressões sobre árvores nativas permitindo que sejam preservadas. Outra vantagem ambiental de se utilizar árvores plantadas é que essas árvores sequestram o carbono durante o crescimento, diminuindo a quantidade de carbono da atmosfera.

No nosso caso, aqui no RS, trabalhamos exclusivamente com eucalipto, e a legislação ambiental no RS é extremamente rigorosa, sendo a mais rigorosa do país. 

Logo, todas as nossas plantações têm um rigor tremendo, sendo cultivadas com excelência.

É possível rastrear todo o ciclo produtivo das árvores, que é o grande diferencial da parte florestal, pois os matos de eucalipto são plantados para uso comercial, na modalidade controlada.

A madeira controlada é delegada na legislação, adquirida com licença ambiental, comprovadas pelos documentos, CAR, licença ambiental, matrículas das áreas de terra, documentação e treinamentos de operadores de máquinas florestais dos funcionários que trabalham dentro da propriedade registrados pelos prestadores de serviço contratados pela empresa. 

palete sustentável

 

Economia Circular 

A economia circular é um modelo de produção e consumo, que envolve  a reutilização e redistribuição, remanufaturamento e reciclagem de materiais e.  Sendo essencial este ciclo para a utilização do palete sustentável. 

A madeira é nosso grande insumo, mas além dela, utilizamos uma série de outros recursos para operacionalizar esse material. Quando plantamos, precisamos máquinas florestais, componentes, transporte e uma série de outros periféricos para viabilizar isso, ou seja, mesmo tendo uma matéria prima que por si só é amiga do meio ambiente (afinal, nossa madeira provém de árvores plantadas), sempre vai ter algum recurso indireto para operacionalizá-la. 

Ao conseguirmos manter o palete em circulação, otimizamos a utilização de todos esses recursos. Quanto mais tempo mantemos o produto em uso, praticamente não tem impacto biológico. 

Para isso, utilizamos a economia circular, e atuamos junto aos nossos clientes, recolhendo paletes, reformando-os, redistribuindo-os, e quando não é mais possível utilizá-los tecnicamente, damos o fim apropriado a eles, utilizando como combustível para geração de calor para a indústria, evitando, assim, a utilização de outros materiais para obter energia térmica. 

palete sustentável

Para saber em mais detalhes sobre a economia circular na Haas e nossas práticas de retorno e reutilização de paletes, clique aqui

 

Fomento Florestal Haas de Árvores Plantadas

O Fomento Haas de Árvores Plantadas é um programa de parceria que oferece a oportunidade aos produtores rurais  locais de se integrar à cadeia de suprimentos da Haas Madeiras produzindo madeira sustentável de alta qualidade, e depois comprando pelo valor do mercado, diversificando a renda e desenvolvendo aspectos sociais e econômico local.

Nesse programa nós integramos produtores de pequeno e médio porte na nossa cadeia de abastecimento. São utilizadas árvores plantadas do gênero Eucalipto, com ciclo médio de 10 anos.

palete sustentável

Disponibilizamos modalidades quais melhor se encaixam para cada situação como o Parceiro Haas que é para o proprietário de área rural considerada apta, que tem interesse em se envolver no plantio e manutenção. Também o Parceiro Arrendado Haas, designado ao proprietário da área rural considerada apta, que não tem interesse em se envolver no plantio e manutenção e a modalidade do Parceiro Incorporado Haas que é para aquele proprietário de área rural que já possui plantio, que tem interesse em se integrar à cadeia de suprimento da Haas.

Priorizamos os fornecedores do âmbito regional, como forma de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do município e possibilitando aos produtores agregar renda à propriedade e ter uma estrutura produtiva diversificada, o que proporciona qualidade de vida e sustentabilidade no campo.

 

Desenvolvimento sustentável além do meio ambiente

Normalmente, quando falamos de sustentabilidade, pensamos imediatamente na natureza. 

No entanto, para ser uma empresa com sustentabilidade ambiental, é preciso contemplar outras áreas, se esse projeto é para durar muito tempo. Nós entendemos a sustentabilidade como três pilares, sendo ambiental, social e financeiro. 

Não existe falar sobre sustentabilidade ambiental de forma separada, tem que ser bom pro meio ambiente tem que ser bom para a sociedade e tem que ser bom financeiramente.

Nossas práticas sustentáveis, portanto, não são apenas sobre o nosso produto, mas também nesses âmbitos e nas nossas práticas internas. No nosso site você encontra o nosso Relatório de Sustentabilidade que contempla nossas ações. 

 

Com a Haas, você tem uma parceria realmente sustentável

Você sabia que, em uma pesquisa da McKinsey, foi levantado que 90% dos clientes pararam de comprar produtos ou serviços se soubessem que uma empresa é irresponsável ambientalmente ou antiética?

Há várias formas de ser ambientalmente responsável, inclusive, já tratamos de algumas delas em outro artigo (que você pode acessar clicando aqui), e uma dessas formas, é ter parceiros de negócio sustentáveis. 

A Haas sabe da importância da sustentabilidade não só para os negócios, mas para o ambiente e para a vida das pessoas.

Por isso garantimos os mais rígidos processos e as mais rigorosas práticas sustentáveis na nossa empresa, e você pode ter certeza de estar obtendo um produto de altíssima qualidade, com todas as certificações necessárias, e amigo do meio ambiente.

Se quiser saber mais sobre nós, acompanhe nossas redes:

Author

Haas Madeiras

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blog

Valores

2019 collection

Pessoas: trabalho em equipe, talentos individuais e desenvolvimento interno.

Processos: ênfase em eficácia, otimizados, flexíveis e em constante evolução.

Conduta: ética, transparência e foco, com ênfase em alianças.